Personal trainer de bolso e a produção de uma vida fitness

Authors

Braulio Nogueira de Oliveira
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
https://orcid.org/0000-0002-3457-2854
Alex Branco Fraga
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
https://orcid.org/0000-0002-6881-1446

Keywords:

Educação Física e Treinamento, Exercício, Internet, Mídias Sociais, Vigilância da População, Inteligência Artificial

Synopsis

Na contemporaneidade, muito se tem discutido sobre a disruptividade da inteligência artificial e o seu impacto em diferentes áreas. Nesse sentido, com base na Teoria Ator-Rede proposta por Bruno Latour, esta obra toma como cerne do debate um aplicativo fitness que prescreve exercícios físicos com base em inteligência artificial – um “personal trainer digital”. A empiria do estudo permeia toda uma rede sociotécnica constituída em torno do aplicativo, com ênfase nos modos de vida que tal tecnologia produz. Assim, foram identificados quatro imperativos para uma vida fitness, estruturados enquanto capítulos. No primeiro é abordado a espetacularização fitness, que envolve a exibição de si, ao mostrar fatos cotidianos, como a própria “transformação”. Desse modo, conscientemente ou não, o usuário colabora com a “comunidade” e a divulgação da empresa. No segundo é tematizado a datificação de si (conversão de si mesmo em metadados) é requisito para o funcionamento da inteligência artificial, que prescreve os treinos, já que a personalização é feita com base em dados dos usuários. Assim, o usuário adentra a cultura self-tracking e, ao navegar pela internet, aciona algoritmos que reconfiguram os mecanismos de vigilância e constituem uma bolha fitness. No terceiro é abordado o desempenho fitness, que aparece de modo ubíquo, em qualquer hora e lugar; gamificado, ao reconfigurar a tradicional pedagogia do medo para a pedagogia da gamificação; e com glorificação do sofrimento, no sentido de se mostrar orgulhoso por “superar” desafios. Produz uma culpabilização fitness. Por fim, é discutido o autoconhecimento, influenciado pela cultura do empreendedorismo, que envolve um gerenciamento/estudo de si através dos números. Nas considerações finais foi evidenciado que o personal trainer digital possui modus operandi técnico, com grande potencial de articular um conjunto de variáveis. Tem como limite características como diálogo, escuta qualificada, criatividade, afeto e o encontro, aspectos que merecem investimento por parte dos profissionais da área. Conclui-se que esses imperativos sugerem ser: inspiração, self-tracker, mais forte que sua melhor desculpa e empreendedor de si.

Author Biographies

Braulio Nogueira de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduado em Educação Física (UECE), com Especialização em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (EFSFVS/UVA) e Doutorado em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). É professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE-Morada Nova) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF-IFCE-Caucaia), editor da Revista de Educação Física, Saúde e Esporte - Refise (IFCE), Tutor da Graduação em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará vinculada à Universidade Aberta do Brasil (UAB/UAB) e líder do Grupo de Pesquisa Tecnologia da Informação, Saúde e Educação (TISE/IFCE).

Alex Branco Fraga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professor Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da UFRGS. Editor-chefe da revista Movimento (Porto Alegre); Associate Professor (status--only) na Faculty of Kinesiology Physical Education FKPE da University of Toronto (UofT) e Advisory Board Member do Centre for Critical Qualitative Health Research (CCQHR), também na UofT.

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June 16, 2025

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doi

10.21439/edifce.75.36