Reflexões: sobre teoria, metodologia e práticas de ensino

Authors

André Aguiar Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE ; Adriano Erique de Oliveira Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE ; João César Abreu de Oliveira Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE ; Júlio Pio Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE ; Larissa Pinheiro Xavier, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE ; Poliana Emanuela da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE ; Robson Campanerut da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE

Keywords:

Práticas de ensino, Educação, Metodologia de ensino

Synopsis

Reflexões sobre teoria, metodologia e práticas de ensino O livro "Reflexões sobre teoria, metodologia e práticas de ensino" é uma rica coletânea que trata da prática, do saber e do fazer pedagógico em diversas áreas do conhecimento, como: Pedagogia, Matemática, Português, Geografia e História. Trata do ensino formal ao não-formal, do lúdico às estratégias de aprendizagem, do cultural ao tecnológico, do ensino infantil ao ensino médio. Os autores são docentes e discentes da 1ª turma do Curso de Especialização em Teoria, Metodologia e Práticas de Ensino do IFCE, campus Tabuleiro do Norte - CE. Convido-te a esta leitura que traz novas perspectivas do aprender.

References

ARAÚJO, V. S.; SILVA, N. N. A leitura na formação do cidadão crítico à luz do letramento crítico. In: Encontro de formação de professoras/es de línguas. 2020.

XVI ENFOPLE. Anais. Goiás: Inhumas, 2020. Disponível em: <https://www.anais. ueg.br/index.php/enfople/article/ view/14166> Acesso em 14 de março de 2021.

AMARAL, Emília. et al. Novas Palavras. 1º ano: língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: FTD, 2016 (Coleção novas palavras).

FERNANDES, M.A. A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio. 2010. f. 307. Dissertação (Mestrado em estudos da linguagem) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KLEIMAN, A. B. Oficina de leitura – teoria e prática. 15. ed. Campinas: Pontes, 2013.

KLEIMAN, A.B.; MARQUES, I. B. S.; Projetos, oficinas e práticas de letramento: leitura e ação social. Revista ComSertões, Juazeiro-BA, v.7, n.1, julho-dezembro de 2019.Disponível em Acesso em: 14 de março de 2021.

KOCH, I. Desvendando os segredos do texto. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 53-60.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. p. 19-36.

MENEZES, E. M.; SILVA, E. L.D. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005. cap. 5, p. 37-43.

RANGEL, E. D. O. A escolha do livro didático de português: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006. 84 p. Disponível em:<http://www.ceale.fae.ufmg.br/Escolha_Livro_ Portugues.pdf>. Acesso em: 21de fevereiro de 2020.

ROCHA, M.S.; SILVA, M.M.P. A linguística textual e a construção do texto: um estudo sobre os fatores de textualidade. Revista A cor das Letras [on-line]. 2017, v. 18, n. 2, p. 26-44, maio-agosto 2017. Disponível em: <http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/ view/1866/pdf>. Acesso em: 19 mar.2021.

SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. 6. Ed. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

Downloads

Published

April 28, 2022

Details about this monograph

doi

10.21439/edifce.11.3