Programa residência pedagógica, IFCE e a profissionalização do docente em formação: formar para transformar, transformar para formar, volume 1

Authors

Daniel Aguiar e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE; Maria de Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE; Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE; Francisco José de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE; Nara Lídia Mendes Alencar , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE; Francimara Nogueira Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE; Jarbiani Sucupira Alves de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Keywords:

IFCE, Formação docente, Residência Pedagógica, Pedagogia

Synopsis

Pensar em Residência Pedagógica remete ao trabalho coletivo e colaborativo que fortalece parcerias e contribui de modo efetivo para a formação docente, imbricando ensino, pesquisa e extensão.   Logo, a obra Programa Residência Pedagógica, IFCE e a profissionalização do docente em formação: formar para transformar, transformar para formar expressa a formação docente Inicial dos licenciados e contínua de professores das escolas de Educação Básica tecidas em parceria com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no período de 2022 a 2024. Dividida em dois volumes, essa publicação surge a partir das produções apresentadas nos Encontros Formativos que finalizaram esse programa e, nela, os autores, que são atores das vivências formativas no Programa Residência Pedagógica (PRP) em sua terceira edição, evidenciam experiências, reflexões, descobertas e desafios vivenciados por estudantes e docentes. Os 20 capítulos que compõem cada volume foram escritos por estudantes residentes, professores preceptores e professores orientadores do PRP/IFCE e evidenciam os caminhos formativos trilhados em contextos singulares, desvelando a pertinência das atividades de formação teóricas e práticas, a importância do planejamento, das atividades formativas ou de ambientação, das regências nas escolas de ensino fundamental e médio e da avaliação.  

Chapters

  • A formação Docente em Geografia
    uma análise a partir das vivências práticas no programa residência pedagógica

Author Biographies

Daniel Aguiar e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Letras, com habilitação em Línguas Portuguesa e Inglesa, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e doutorado em andamento em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua em estudos em Linguística Aplicada ao ensino de línguas, Tradução Audiovisual (TAV), Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE), Sociolinguística, Psicolinguística, Linguística de Corpus, Formação de professores e Elaboração de Material Didático. Professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Atuou como professor supervisor do subprojeto de Língua Portuguesa no campus Tianguá

Maria de Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Pedagogia e Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Administração Escolar e Gestão de Recursos Humanos e Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância (UFF). Mestre em Educação (PPGE - UECE). Doutora em Educação (PPGE - UECE) realizou pesquisas na área de Formação Docente, Avaliação do Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior e Estágio Curricular Supervisionado. Integrante do grupo EDUCAS. Experiência docente na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docência na Educação Básica e Superior nas áreas de Educação e Administração. Em Educação na área de Avaliação Educacional, Avaliação de Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores Inicial e Continuada e em Administração na área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Atualmente professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Maranguape.

Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Pedagogia (2004) e em Ciências Contábeis (1994), ambas pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Leitura e Formação do Leitor pela UFC e em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira; Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estudante do curso de Licenciatura em Matemática pela Cruzeiro do Sul Virtual. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - campus Fortaleza. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação - GIPEE. Integrante do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino - MAES. Possui experiência na Educação Básica e Superior, com ênfase na educação matemática, formação docente, ensino, aprendizagem, matemática e linguagens. Atuou como Orientadora do PRP da Licenciatura em Matemática do campus Fortaleza.

Francisco José de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Matemática pelo IFCE campus Cedro (2009) e em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2000). Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002) e em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina (2006). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2013) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) Núcleo: Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais. Professor do IFCE campus Cedro, atuando nos cursos de licenciaturas em Matemática e Física no campus Cedro e no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE campus Fortaleza. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (GIPEA) junto ao CNPq e certificado pelo IFCE. Bolsista no Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e Inovação Tecnológica BPI, FUNCAP (2025-2027). 

Nara Lídia Mendes Alencar , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestre em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (2009) e doutora em Bioquímica pela mesma instituição (2014). Professora efetiva, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) desde 2012. Possui experiência na área de Botânica, com ênfase em Ecofisiologia Vegetal, especialmente nos seguintes temas: salinidade, espécies nativas, Caatinga, germinação, desenvolvimento de plantas e mobilização de reservas. Atualmente, exerce a função de coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no IFCE Campus Paracuru. 

Francimara Nogueira Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), Mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia (2013). Lidera o grupo de pesquisa Drama, dramaturgia, cena: questões contemporâneas (CNPq/IFCE). É de sua autoria o livro Prazer e crítica: o conceito de diversão no teatro de Bertolt Brecht (Annablume, São Paulo: 2003). Em 2020, com o Teatro Máquina, publica Sete Estrelas do Grande Carro, livro sobre uma viagem de pesquisa e criação do grupo. É professora da Licenciatura em Teatro do Instituto Federal do Ceará (DEARTES/IFCE) e dos Programas de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC) e do IFCE. Encenadora e artista do Teatro Máquina (Fortaleza-CE). Atuou como orientadora do Núcleo de Teatro, Campus Fortaleza.

Jarbiani Sucupira Alves de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2006), Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010) , Mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia na linha de pesquisa Educação Comunitária com Infância e Juventude (2015). Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Atualmente atua como Pedagoga no Instituto Federal do Ceará, lotada na Pró-reitoria de Ensino, assumindo o Departamento de Ensino Superior (DES) da instituição. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Superior, Planejamento e Avaliação Institucional, Educação Profissional e Formação de Professores.

References

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Portaria GAB nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência. Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=130. Acesso em: 14 fev. 2024

OLIVEIRA NETO, Benjamim Machado de; PEREIRA, Anny Gabrielle Gomes; DE SOUZA PINHEIRO, Alexsandra Alves. A contribuição do Programa de Residência Pedagógica para o aperfeiçoamento profissional e a formação docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2020.

JESUS, Angela Souza de; RIBEIRO, Ivana Santos Nascimento. Trajetórias da formação docente: observar, aprender-praticar através do Programa Residência Pedagógica. Anais [...]. 14° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: políticas, linguagens e trajetórias, p. 3745-3755, 2019.

FREITAS, Mônica Cavalcante de; DE FREITAS, Bruno Miranda; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020.

DE SOUZA, V. Residência pedagógica e formação docente. Revista do Laboratório de Ensino de História e Geografia da UESC, v. 3, n. 4, p. 117 - 127, 26 dez. 2023.

FARIA, Juliana Batista; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 333-356, 2019.

MESQUITA GUERRA, L.; DE ALBUQUERQUE SILVA, C.; LIMA, P.; GHIDINI, A.; PEREIRA, J. O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 541-556, 16 mar. 2022.

SILVA, K. A. C. P. de; CRUZ, S. P. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Revista Momento-diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 227-247,mai./ago, 2018.Disponível em: www.researchgate.net/publication/330206269_A_residencia_pedagogica_na_formacao_de_professores_historia_hegemonia_e_resistencias. Acesso em: 3 jun. 2024.

TARDIF, Maurice e LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução João Batista Kreuch. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes: 2014.

Downloads

Published

December 1, 2025

Details about this monograph

doi

10.21439/edifce.114.51