A Educação diante do espelho: covid-19 e as janelas de responsabilidades durante e após a pandemia

Authors

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro (ed)
IFRN
https://orcid.org/0000-0001-5952-953X
José Gllauco Smith Avelino de Lima Smith Avelino de Lima (ed)
IFRN
https://orcid.org/0000-0002-2143-1630
Maria Elizabete Sobral de Paiva de Aquino (ed)
IFRN
https://orcid.org/0000-0001-7070-0713
Ulisandra Ribeiro de Lima Silva (ed)
IFRN
https://orcid.org/0000-0001-5472-0730

Keywords:

Pandemia, COVID-19, Educação, Ensino remoto

Synopsis

A pandemia ocasionada pela COVID-19, como ficou conhecida a doença do coronavírus, tem provocado, além de mais de 15 milhões de mortes de pessoas ao redor do mundo, inúmeras incertezas nos diferentes espaços de convivência humana. Em meio a essa assustadora realidade, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, em seu livro A cruel pedagogia do vírus, nos mobilizou a pensar sobre a seguinte indagação: Que conhecimentos provêm da pandemia do coronavírus? Essa pergunta, provocativa em sua substância, traz consigo uma verdade incômoda em face do atual contexto global: a ausência de respostas mais contundentes para o enfrentamento ao vírus e, consequentemente, para a salvaguarda da vida das pessoas. Ao mesmo tempo, a pergunta clama e instiga à construção de conhecimentos plurais e multirreferenciados, uma vez que os impactos deletérios da pandemia se fazem sentir, para além da área da saúde pública, nas áreas da educação, da cultura, da seguridade social, da infraestrutura das cidades, do ambiente natural, da economia e de tantas outras. Diante desse cenário, e na tentativa de abrir janelas de responsabilidades que ventilem a produção de conhecimentos prudentes, este livro tomou a educação pública e privada como objeto de análise no âmbito da e do pós-pandemia, elencando quatro Pilares de Responsabilidades (Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão) para se discutir ações, propostas, desafios e possibilidades nos espaços de desenvolvimento de práticas educacionais escolares e não escolares.

Author Biographies

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, IFRN

Doutorando, Mestre e Graduado em Administração pela Universidade Potiguar - UNP. Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e em Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). É Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e integra o grupo de pesquisa NIEMAS – Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Meio Ambiente e Sociedade do IFRN, cadastrado junto a CAPES. Tem interesse pelas temáticas de Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento e Inovação na Administração Pública. E-mail: brunni.castro@ifrn.edu.br.

José Gllauco Smith Avelino de Lima Smith Avelino de Lima, IFRN

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA/CE (2005) e Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela mesma universidade (2007). Possui Graduação em Ciências Sociais Licenciatura Plena (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestrado em Ciências Sociais (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFRN. Doutor em Educação (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UFRN. Licenciado em Letras Língua Portuguesa (2019) pela Universidade Potiguar (UNP). Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis/INEP). Atualmente, é estudante de Graduação em Ciência Política do Centro Universitário Internacional UNINTER. E-mail: jose.avelino@ifrn.edu.br.

Maria Elizabete Sobral de Paiva de Aquino, IFRN

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e é especialista em Corpo e Cultura de Movimento pela UFRN. Tem Doutorado e Mestrado em Educação pela UFRN. Professora de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). É membro do grupo de pesquisa ESTESIA da UFRN, que estuda o corpo, a fenomenologia e o movimento. Interesse de pesquisa sobre o corpo, as relações étnico-raciais e a fenomenologia. E-mail: elizabete.paiva@ifrn.edu.br.

Ulisandra Ribeiro de Lima Silva, IFRN

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de Doutorado e Mestrado em Química pela UFRN. É professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência na área de Química atuando principalmente nos seguintes temas: ferritas, ferromagnetismo, material absorvedor de radiação eletromagnética, PLZT, método pechini, oxalato parcial e PZT-Ca, ZT, PZT e piezelétrico. E-mail: ulisandra.lima@ifrn.edu.br.

 

References

AGAMBEN, G. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. Tradução de Henrique Burigo. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

DOMENICO, L. D.; PULLANO, G.; SABBATINI, C. E.; BOËLLE, P.-Y.; COLIZZA, V. Expected impact of reopening schools after lockdown on COVID-19 epidemic in Île-de-France, 2020. Disponível em: http://www.epicx-lab.com/uploads/9/6/9/4/9694133/inserm-covid-19_report_school_idf-20200506.pdf. Acesso em: 30 jul. 2020.

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VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. (Org.). Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.

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Published

April 10, 2023 — Updated on April 10, 2023

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doi

10.21439/edifce.16.10