CHALLENGES AND ALTERNATIVES FOR MANAGING PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION

Authors

Arthur William Pereira da Silva
Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE)
https://orcid.org/0000-0002-4515-6581
Ahiram Brunni Cartaxo de Castro
Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN)
https://orcid.org/0000-0001-5952-953X
Maria do Socorro de Assis Braun
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
https://orcid.org/0000-0003-2059-6182

Keywords:

Gestão, Educação Profissional e Tecnológica, Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, EPT, Gestão da EPT, Gestão da educação

Synopsis

A educação profissional e tecnológica (EPT) tem como objetivo formar cidadãos críticos, reflexivos e tecnicamente capazes de contribuir com a sociedade e suas necessidades. A trajetória da EPT no Brasil é marcada por avanços e retrocessos, reformas e expansões. Ao longo desse percurso, vêm emergindo muitos desafios para a gestão da EPT em nosso país.

Nesta obra, os autores abordam alguns desses complexos desafios, com os quais a gestão da EPT no Brasil precisa lidar. Nesse sentido, por meio da análise e discussão dos resultados de oito estudos teóricos e empíricos, os autores propõem reflexões, estratégias e iniciativas para lidar com alguns dos desafios da EPT em nosso país.

A partir de uma perspectiva crítica e reflexiva, os autores discutem temas como: O impacto social da EPT e as estratégias para potencializá-lo; Os instrumentos de avaliação da qualidade da EPT e os seus critérios e indicadores; O processo evolutivo da EPT no Brasil e os seus marcos históricos e legais; Os impactos da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) na cultura organizacional das instituições que a compõem; A sistematização e o aperfeiçoamento dos fluxos e processos desenvolvidos nas diversas áreas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs); As estratégias para a melhoria da qualidade do ensino dos IFs e a redução dos índices de evasão e retenção de alunos; Os reflexos da pandemia de covid-19 nas atividades das instituições da RFEPCT e os aprendizados para o pós-pandemia; e O modelo de gestão adotado nas instituições da RFEPCT e as possibilidades para a sua melhoria.

A obra tem como público principal os gestores que atuam nos diferentes níveis e áreas da EPT, tendo em vista muni-los com informações, reflexões e estratégias para que possam lidar de uma melhor forma com diferentes desafios que se apresentam a EPT. A obra também é destinada a professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na temática da EPT no Brasil. Por fim, esperamos que a leitura deste material contribua para o fortalecimento dessa modalidade educacional no país.

Chapters

  • MUDANÇA SOCIAL
    Desafio para a educação profissional e tecnológica no Brasil mediante a necessidade de resultados econômicos
    Arthur William Pereira da Silva, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro
  • MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, EM TEMPOS DE PÓS-PANDEMIA
  • GÊNESE E MUDANÇA INSTITUCIONAL DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO BRASIL
    a Trajetória espiralada dos Institutos Federais
  • REFLEXÕES ACERCA DO IMPACTO DA EXPANSÃO DA REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA CULTURA ORGANIZACIONAL DE UM INSTITUTO FEDERAL
  • COMO NASCE O GERENCIAMENTO DE PROCESSOS
    Relato de experiência no Campus do Instituto Federal em Brasília
  • MAPEAMENTO DO MERCADO LOCAL COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORAR A QUALIDADE E DIMINUIR OS ÍNDICES DE EVASÃO E RETENÇÃO DOS CURSOS DE LOGÍSTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
  • PERCEPÇÕES DOS DISCENTES SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA VIDA EDUCACIONAL
  • ANÁLISE DO IMPACTO DA CÍVICO-MILITARIZAÇÃO E DA GESTÃO COMPARTILHADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL-DF

Author Biographies

Arthur William Pereira da Silva, Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE)

PhD in Administration from Universidade Potiguar (UNP); Master in Administration from the Federal University of Paraíba (UFPB); Master in Environment, Technology and Society from the Federal Rural University of Semi-Árido (UFERSA); Specialist in Business Management from Universidade Potiguar (UNP); Graduated in Administration from Universidade Potiguar (UNP). Professor of Administration at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE) - Campus Jaguaruana.

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN)

PhD in Administration from Universidade Potiguar (UNP). Administrator and researcher at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN). He is interested in the themes of Research Methodology in Administration, People Management, Knowledge Management and Innovation in Public Administration.

Maria do Socorro de Assis Braun, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atualmente é consultora parceira na área de educação da Associação de Estudos e Pesquisas Técnico-Científica, docente profnit do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, chefe do departamento de pós-graduação ifce do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, chefe do departamento de pós-graduação ifce do Instituto Federal do Ceará, docente profnit do Instituto Federal do Ceará, professor titular do Instituto Federal do Ceará e coordenação geral do projeto do Instituto Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, planejamento, modelo de negócios, inovação e plano de negócio.

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CAPÍTULO 01

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CAPITULO 02

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CAPÍTULO 03

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January 16, 2025

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doi

10.21439/edifce.87.28