Desafios e alternativas para a gestão da educação profissional e tecnológica

Autores

Arthur William Pereira da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
https://orcid.org/0000-0002-4515-6581
Ahiram Brunni Cartaxo de Castro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
https://orcid.org/0000-0001-5952-953X
Maria do Socorro de Assis Braun
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
https://orcid.org/0000-0003-2059-6182

Palavras-chave:

Gestão, Educação Profissional e Tecnológica, Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, EPT, Gestão da EPT, Gestão da educação

Sinopse

A educação profissional e tecnológica (EPT) tem como objetivo formar cidadãos críticos, reflexivos e tecnicamente capazes de contribuir com a sociedade e suas necessidades. A trajetória da EPT no Brasil é marcada por avanços e retrocessos, reformas e expansões. Ao longo desse percurso, vêm emergindo muitos desafios para a gestão da EPT em nosso país.

Nesta obra, os autores abordam alguns desses complexos desafios, com os quais a gestão da EPT no Brasil precisa lidar. Nesse sentido, por meio da análise e discussão dos resultados de oito estudos teóricos e empíricos, os autores propõem reflexões, estratégias e iniciativas para lidar com alguns dos desafios da EPT em nosso país.

A partir de uma perspectiva crítica e reflexiva, os autores discutem temas como: O impacto social da EPT e as estratégias para potencializá-lo; Os instrumentos de avaliação da qualidade da EPT e os seus critérios e indicadores; O processo evolutivo da EPT no Brasil e os seus marcos históricos e legais; Os impactos da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) na cultura organizacional das instituições que a compõem; A sistematização e o aperfeiçoamento dos fluxos e processos desenvolvidos nas diversas áreas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs); As estratégias para a melhoria da qualidade do ensino dos IFs e a redução dos índices de evasão e retenção de alunos; Os reflexos da pandemia de covid-19 nas atividades das instituições da RFEPCT e os aprendizados para o pós-pandemia; e O modelo de gestão adotado nas instituições da RFEPCT e as possibilidades para a sua melhoria.

A obra tem como público principal os gestores que atuam nos diferentes níveis e áreas da EPT, tendo em vista muni-los com informações, reflexões e estratégias para que possam lidar de uma melhor forma com diferentes desafios que se apresentam a EPT. A obra também é destinada a professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na temática da EPT no Brasil. Por fim, esperamos que a leitura deste material contribua para o fortalecimento dessa modalidade educacional no país.

Capítulos

  • MUDANÇA SOCIAL
    Desafio para a educação profissional e tecnológica no Brasil mediante a necessidade de resultados econômicos
    Arthur William Pereira da Silva, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro
  • MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, EM TEMPOS DE PÓS-PANDEMIA
  • GÊNESE E MUDANÇA INSTITUCIONAL DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO BRASIL
    a Trajetória espiralada dos Institutos Federais
  • REFLEXÕES ACERCA DO IMPACTO DA EXPANSÃO DA REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA CULTURA ORGANIZACIONAL DE UM INSTITUTO FEDERAL
  • COMO NASCE O GERENCIAMENTO DE PROCESSOS
    Relato de experiência no Campus do Instituto Federal em Brasília
  • MAPEAMENTO DO MERCADO LOCAL COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORAR A QUALIDADE E DIMINUIR OS ÍNDICES DE EVASÃO E RETENÇÃO DOS CURSOS DE LOGÍSTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
  • PERCEPÇÕES DOS DISCENTES SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA VIDA EDUCACIONAL
  • ANÁLISE DO IMPACTO DA CÍVICO-MILITARIZAÇÃO E DA GESTÃO COMPARTILHADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL-DF

Biografia do Autor

Arthur William Pereira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutor em Administração pela Universidade Potiguar (UNP); Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Potiguar (UNP); Graduado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Professor de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Jaguaruana.

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutor em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Administrador e pesquiador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem interesse nas temáticas Metodologia da Pesquisa em Administração, Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento e Inovação na Administração Pública.

Maria do Socorro de Assis Braun, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atualmente é consultora parceira na área de educação da Associação de Estudos e Pesquisas Técnico-Científica, docente profnit do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, chefe do departamento de pós-graduação ifce do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, chefe do departamento de pós-graduação ifce do Instituto Federal do Ceará, docente profnit do Instituto Federal do Ceará, professor titular do Instituto Federal do Ceará e coordenação geral do projeto do Instituto Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, planejamento, modelo de negócios, inovação e plano de negócio.

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CAPÍTULO 01

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CAPITULO 02

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10.21439/edifce.87.28